Trabalhadores denunciam cortes no salário com PROTESTO nesta segunda-feira

Trabalhadores da rede Fhemig se reuniram em protesto contra cortes no salário, na porta do João XXIII, na manhã desta segunda-feira, 05/04. Com o decreto baixado pelo governo no mês de janeiro, mudando a lei da ajuda de custo recebida pelos servidores desde 2016, os contracheques estão registrando até 70% a menos no valor dos salários.

Os servidores fizeram paralisação das atividades enquanto durou a manifestação que teve a cobertura de vários veículos de imprensa. Trabalhadores deram depoimentos a emissoras de TV, rádio e jornais comprovando os cortes feitos na ajuda de custo feitos pela Fhemig e pelo governo.

Ainda durante a manifestação, a liderança do SINDPROS e da ASTHEMG, Carlos Martins, telefonou para a Seplag que confirmou que vai alterar o decreto da ajuda de custo, de acordo com a reivindicação dos servidores.

A Secretaria de Estado de Planejamento também disse que pode fazer uma folha de pagamento extra e retroativa para pagar os valores que foram descontados dos trabalhadores indevidamente. Mas, a Seplag continua sem falar quando essas mudanças serão feitas. Sobre a alteração do decreto, o governo diz que a proposta de mudança no texto continua na Advocacia Geral do Estado (AGE) para ser analisada.

Os trabalhadores acompanham a evolução da negociação com a Fhemig e o governo e esperam que a decisão de mudar o decreto, permitindo o pagamento retroativo dos descontos, seja feita logo.

A mudança na lei deve ser feita até o início da segunda quinzena do mês de abril. Caso não saia nesse prazo, haverá novo desconto na próxima folha. Os servidores já pensam em fazer greve como forma de reação.