Assembleia tem forte participação de trabalhadores e apoio de deputados e vereadores

A Assembleia Geral dos Trabalhadores da Fhemig, realizada pelo SINDPROS e ASTHEMG na tarde de sexta-feira,14/05, teve um resultado muito positivo com a participação dos servidores e de deputados, federais, estaduais e vereadores.

Carlos Martins e Flávia Melo diretores do SINDPROS e ASTHEMG

Mais de 500 pessoas visualizaram a reunião por meio do Youtube e do Facebook da ASTHEMG, que realizou a assembleia juntamente com o SINDPROS. A interação dos trabalhadores também foi intensa com mais de 200 comentários nas duas redes sociais.

A incorporação da ajuda de custo, a necessidade do reajuste para trabalhadores da ativa e de aposentados, a luta pela criação do piso nacional da Enfermagem, assim como a preocupação dos servidores afastados pelo Código de Ausência 39 e a Campanha de Valorização dos Trabalhadores em Hospitais da Fhemig, estiveram entre os assuntos mais comentados.

A nossa causa sensibilizou políticos que aceitaram nosso convite para participar da Assembleia Geral: os deputados estaduais Betão, Cristiano Silveira, os deputados federais: Reginaldo Lopes, Rogério Correa, Padre João, Charles Evangelista e os vereadores de Barbacena: Professor Felipe dos Santos e Paulinho do Gás.

Deputados Federais, Estaduais e Vereadores apoiam a INCORPORAÇÃO DA AJUDA DE CUSTOS dos trabalhadores da Fhemig

Todos os parlamentares manifestaram apoio aos trabalhadores e se dispuseram a ajudar na Campanha. O deputado Padre João reforçou que apoia a campanha assim como ele esteve apoiando os trabalhadores da Fhemig que viajaram a Brasília pela criação do piso da Enfermagem.

Desde quarta, 12/05 até sexta (14), representantes da ASTHEMG participaram de vários atos em Brasília em defesa do Projeto de Lei 2564/2020, que cria o piso da Enfermagem. participaram de uma caminhada e de missa em memória dos trabalhadores da saúde que morreram de Covid no Brasil.

PROPOSTAS ENCAMINHADAS

Ao final da Assembleia, foram feitos dois encaminhamentos: o requerimento do deputado Betão, solicitando que seja realizado uma Audiência Pública na assembleia legislativa para discutir a valorização dos trabalhadores da Fhemig e o outro, sugestão do deputado Charles Evangelista, para a formação de uma frente ampla, com a participação de parlamentares ligados ao Governo, visando buscar uma solução para a incorporação da ajuda de custo.

Ausência 39: reunião com Fhemig e Seplag no dia 20

Na reunião de segunda-feira (10), com a Seplag e vários sindicatos de servidores, a liderança de ASTHEMG e SINDPROS, Carlos Martins, propôs que o decreto NE 113/2020 e a Orientação de Serviço Seplag/Sugesp nº 02/2020, que preveem o afastamento pelo Código Ausência 39, sejam revistos de modo a dar anistia geral aos trabalhadores que ficam desobrigados de pagar os dias afastados quando retornarem ao serviço.

Carlos alertou para a urgência da mudança na lei já que vários trabalhadores estão voltando ao trabalho e as chefias estão exigindo a reposição dos dias. A Seplag se dispôs a discutir o assunto em reunião já marcada com ASTHEMG, SINDPROS e Fhemig no próximo dia 20 de maio.

Campanha de Valorização

Nossa Campanha deve chegar aos veículos de imprensa nesta semana. Acompanhem! E vamos continuar compartilhando o vídeo com os depoimentos dos trabalhadores!

Também iremos fazer novos vídeos com depoimentos pedindo a valorização dos trabalhadores.